01/10 2021
Ano 24
Semana 1.242


 

Trovas
selecionadas





 

Professor Garcia



BIOGRAFIA


Francisco Garcia de Araújo (Prof. Garcia), filho de Lucas Araújo (In memoriam) e de Helena Garcia de Araújo (In memoriam), nasceu na fazenda Acari, em Malta-PB, em 27 de novembro de 1946. Licenciado em Letras (português e inglês) e Bacharel em Direito pela UFPB, pós-graduado em Teologia e Éticas Especiais; poeta, trovador, escritor, compositor, radialista, cordelista, cronista, contista, haicaista, pantunista sonetista e palestrante; foi bancário, Vereador e Secretário Municipal em Caicó-RN. Lecionou Português, Francês, Inglês e Espanhol.

Casado com Anunciada Laura de Araújo Garcia, com quem tem três filhas: Mara Melinni de Araújo Garcia (advogada, bancária e poetisa), Ava Murielli de Araújo Garcia (psicopedagoga) e Eva Yanni de Araújo Garcia (pedagoga e poetisa). É sócio efetivo do Clube dos Trovadores do Seridó, ocupante da cadeira nº 15 – Patrono Lourival Açucena, sendo Presidente da referida Instituição desde 1981; Presidente da UBT – Seção Caicó/RN; Delegado do Portal CEN para o RN e Delegado da O.M.T. (Organização Mundial de Trovadores); Sócio efetivo da Academia de Trovas do RN (ATRN), ocupante da cadeira nº 22 – Patrono João Celso Filho; Sócio correspondente da Academia Paranaense da Poesia e Coordenador da UBT para o Nordeste. Membro da ABRASSO (Academia Brasileira de Sonetistas), ocupante da Cadeira nº 20 – Patrono Fagundes Varela.

Tem seus trabalhos publicados em coletâneas, antologias, livros, jornais, revistas, portais e internet. Tem publicados 10 cordéis em parceria com o poeta José Lucas de Barros, além de outras dezenas a publicar. Lançou, em 1974, TROVAS QUE SONHEI CANTAR, livro com 100 trovas. Em 2017 publicou o livro CANTIGAS DO MEU CANTAR, com 13 modalidades poéticas, dentre tantas, 268 trovas. Em 2018 lançou TROVAS QUE SONHEI CANTAR VOL.II, com 708 trovas inéditas.

Recebeu em 22.12.2018 da Presidente da O.M.T. de San Antonio Texas, USA, coordenadora final da organização, a informação de que entre os anos de 2012 e 2018, foi o poeta no mundo que mais obteve primeiros lugares em concursos literários internacionais. Possui 12 livros publicados em parceria com poetas nacionais, nos mais diversos estilos literários, além de premiações em concursos de trovas e outras modalidades poéticas, no Brasil, Portugal, Argentina, Israel, Japão, México, Peru, Panamá, Cuba, Chile, China, França, Costa do Marfim, Espanha, Uruguai, Guatemala, Equador, e nos Estados Unidos da América. Conquistou, em 2014, o honroso título de “Exímio Trovador” em Caicó-RN.


Aqui, algumas de suas trovas.


   



Direção e Editoria
Irene Serra