16/03/2025
Ano 28
Semana 1.405




 
ARQUIVO
de sonetos
Luiz de Melo Sobrinho

 






 

Luiz de Melo Sobrinho


Luiz de Melo Sobrinho é natural de Dom Viçoso, Sul de Minas. Mora em Leopoldina, MG, desde 1966. Recebeu o título de cidadania de Leopoldina. Estudou o ginasial e clássico em Campanha, MG, terra do Vital Brasil. Lecionou em Campanha, Três Pontas (MG), Marília (SP).

Com bolsa canadense, obteve o bacharelado em Filosofia na Universidade Lateranense (Roma). Diplomado em Português Superior pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde teve como professores algumas reconhecidas feras como Hernani Cidade (Camões), Lindlei Cintra (Filologia), o nosso Sílvio Elias (Literatura) etc.

Aprovado em concurso para Português no Colégio Estadual "Prof. Botelho Reis", de Leopoldina. Lecionou no Colégio Imaculada, de Leopoldina. Lecionou nas Faculdades: Santa Marcelina, de Muriaé, e FAFIC, de Cataguases, aprovado pelo MEC para as disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Latina e Literatura Portuguesa.

Faz parte da Academia Leopoldinense de Letras e Artes (ALLA). E há a Academia Jovem que promove um sarau uma vez por mês. Ultimamente, tem apresentado um soneto – gosta dos hendecassílabos cadenciados em 2-5-8-11 – no Sarau Literário, citando ainda uma frase latina. Luiz diz que "Aquela gente de passado distante ainda nos ensina algo". Local do Sarau: A casa onde viveu o poeta paraibano Augusto dos Anjos.





Direção e Editoria
Irene Serra