08/08/2008
Ano 11 - Número 593
Sheila Sacks ARQUIVO |
Sheila Sacks
A ETERNA PRIMAVERA DO POETA |
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Em setembro, na estação das flores, completa-se quase um século e meio
da publicação do primeiro best-seller brasileiro no campo da poesia.
Lançado na primavera de 1859, o livro de Casimiro de Abreu (1839-1860),
coincidentemente intitulado “Primaveras”, ganhou uma tiragem de mil
exemplares (incomum à época, quando as cópias não chegavam a trezentos)
e rapidamente se esgotou.
Os poemas do garoto de 20 anos, nascido às margens do Rio São João, no
município fluminense que hoje leva o seu nome, encantaram leitores e
arregimentou centenas de admiradores nos saraus literários que reuniam
intelectuais e amantes das letras. Também a imprensa brasileira
derramou-se em elogios ao poeta. Até em Portugal foram lançadas duas
edições sucessivas, na década de 1860. Mas, a tuberculose que o levou a
morte antes de completar 21 anos, privou o poeta de usufruir a
consagração e a popularidade advindas de seus versos delicados.
PARA TODA A VIDA
Figura literária incluída na grade escolar, Casimiro de Abreu
apresenta-se a grande maioria dos estudantes, de forma acadêmica e
ilustrativa, como um item a mais na pauta de estudos curriculares.
Entretanto, muitos jovens, tocados pelo lirismo de seus versos, acabam
abrindo uma imperceptível fresta em sua memória emocional, conduzindo
consigo, em sua caminhada pela vida, o frescor daquelas rimas aprendidas
na juventude.
Em 1985 coube ao festejado jornalista e escritor Rubem Braga
(1913-1990), editar uma coletânea com a seleção dos melhores poemas de
Casimiro de Abreu. Interessante notar é que ambos, o poeta romântico e o
cronista de Cachoeiro de Itapemirim (ES), considerado por muitos o
melhor no gênero, desde Machado de Assis (1839-1908), escreviam de forma
lírica, mas em linguagem acessível, sobre a aventura do cotidiano, os
sons e as cores da natureza e, principalmente, as vertigens das emoções
e sentimentos comuns a todas as pessoas.
UMA JANELA ABERTA
Essa simplicidade de linguagem é realçada na apresentação do livro de
Braga, para quem Casimiro foi um dos retratos mais perfeitos do estilo
de uma época: “Era como uma janela aberta numa sala fechada havia muitos
anos. O frescor e a espontaneidade dessa poesia, o lirismo simples, os
namoricos ingênuos e levemente maliciosos, a melancolia e a certeza da
morte prematura”. Aliás, o uso inspirado de palavras corriqueiras em
temáticas simples e universais é recorrente em textos de ícones da
literatura mundial, como Luís Vaz de Camões (1524-1580), aclamado o
maior dos poetas da língua portuguesa. Rubem Braga cita o verso “a
grande dor das coisas que passaram” como exemplo da genialidade poética
do narrador de Os Lusíadas, a grande epopéia da navegação heróica do
reino de Portugal.
O gênero cálido e amoroso de Casimiro também foi abordado por outro
grande nome de nossa literatura. Em seu primeiro livro de prosa,
“Confissões de Minas” (1944), o poeta Carlos Drummond de Andrade
(1902-1987) observa a capacidade do jovem poeta romântico de se
comunicar com o leitor de forma a atingir o âmago de seus mais profundos
sentimentos. No ensaio intitulado “No Jardim Público de Casimiro”,
Drummond usa um termo passível de interpretações em sua análise crítica:
“O encanto de Casimiro de Abreu está em sua tocante vulgaridade. Nenhum
sentimento nele se diferencia dos sentimentos gerais que visitam
qualquer espécie de homem, de qualquer classe, em qualquer país. Em sua
poesia tudo é comum a todos”. Mais adiante, Drummond completa: “O
segredo de dizer coisas tristes sem envenenar muito a vida faz de
Casimiro um parente de todos nós”.
MOMENTOS MAIS IMPORTANTES
Ainda em “Confissões de Minas”, o poeta de Itabira (MG) faz um relevante
paralelo entre a poesia e a prosa, exaltando a singularidade da primeira
e a sua inegável predileção por essa forma literária. Para Drummond,
apesar de a prosa ser a linguagem de todos os instantes, a linguagem da
poesia marca os instantes “mais densos e importantes da existência”. Foi
o que vez, com pureza e doçura, Casimiro de Abreu em sua curta vida. Nos
quatro anos que passou em Portugal (1853 a 1857) ele eternizou os sítios
de sua infância, o afeto filial e o cenário de um país de paisagens
deslumbrantes e acolhedoras.
Filho de um comerciante português, o poeta não teve uma esmerada
formação cultural porque o pai o queria trabalhando em seus negócios.
Mas, à revelia da vontade paterna, Casimiro mesmo na atividade comercial
encontrava tempo para se dedicar à literatura. Em Lisboa, aos 17 anos,
desenvolveu seus dons poéticos, exaltando as belezas de sua pátria
distante. Em 1857, na volta ao Rio, publica textos na imprensa da época.
Adoecendo, passa uma temporada em Nova Friburgo e, não tendo ocorrido
melhora, retorna a São João da Barra, aonde vem a falecer,
prematuramente, do chamado “mal dos poetas”.
REPETINDO SENTIMENTOS
Entretanto, seus versos simples e sonoros se eternizam na memória e nas
vozes de seus compatriotas, ainda que ao longo do tempo uma fatia da
intelectualidade nativa mostre-se incomodada com uma possível falta de
técnica e esmero lingüísticos de sua poesia impregnada de juventude e
espontaneidade. Mas, relembrando G.K. Chesterton (1874-1936), o
brilhante e profícuo escritor inglês, cuja obra influenciou líderes de
movimentos sociais como Mahatma Gandhi (Índia) e Martin Luther King
(Estados Unidos), “toda a verdade é um lugar-comum”. Dito que Carlos
Drummond, em seu livro “A Retórica do Silêncio” (1979), confirma ao
afirmar que “o poeta trabalha sempre a mesma obra, repetindo
sentimentos”. Logo, o possível desmerecimento à obra de Casimiro advinda
de sua capacidade de exprimir, de forma popular, as mesmas emoções
primárias registradas em versões mais eruditas por outros poetas, seria
uma visão preconceituosa, conseqüência direta da própria formação,
pessoal e cultural, de cada indivíduo.
Quanto ao saudosismo e a recorrente ode ao passado encontrados nos
versos de Casimiro, vale citar outro expoente da literatura brasileira,
o escritor Guimarães Rosa (1908-1967), que na sua obra máxima “Grande
Sertão-Veredas”, faz uma referência ao tempo “recordado” através de um
dos personagens: “Tem horas antigas que ficam muito mais perto da gente
do que outras, de recente data”. Trata-se do tempo psicológico,
entendido como memória, um tempo sobre o qual o homem ainda é capaz de
ordenar, diferentemente do tempo cronológico, que avança incontrolável
às nossas vontades. Para o poeta Percy Shelley (1792-1822), romântico
inglês que faleceu aos 29 anos, “a poesia é o registro dos melhores e
mais felizes momentos dos melhores e dos mais felizes espíritos”.
VIA DE ACESSO
Aliás, o tempo também é a matéria-prima da poesia para o escritor
mexicano Octavio Paz (1914-1998), prêmio Nobel de Literatura em 1990. Em
seu ensaio “O Arco e a Lira” (1956), Paz afirma que “a poesia nada é se
não tempo, ritmo perpetuamente criador". O poema seria “a via de acesso
ao tempo puro”, ao momento imortalizado pela palavra. Paz também
acredita que o poeta e o leitor são personagens de uma mesma trama,
cabendo ao segundo decifrar e se encantar com o ritmo, a cadência e os
sons da mensagem de seu criador. “Cada leitor procura algo no poema. E
não é insólito que o encontre: já o trazia dentro de si”. Diante disso,
explica-se a aceitação e a acessibilidade dos versos de Casimiro de
Abreu, imersos em humana e comovente espiral de sentimentos.
Quanto à releitura feita pela literatura modernista, na primeira metade
do século XX, e, mais recentemente, por estudiosos contemporâneos, no
que concerne ao estilo algo ingênuo, simples, subjetivo, sentimental dos
poetas ultra-românticos, e em especial de Casimiro de Abreu (cuja
expressão “aurora da minha vida”, designando a infância, já faz parte do
inventário popular), classificando-o de ultrapassado e seus poemas de
“mero devaneio poético”, vale citar mais uma vez Octavio Paz: “Quando um
poeta adquire um estilo, uma maneira, deixa de ser um poeta e se
converte em construtor de artefatos literários. Os estilos nascem,
crescem e morrem. Os poemas permanecem.”
VERSOS IMORTAIS
Daí que a partir de algumas palavras encantadas, a poesia de Casimiro
renasce a cada dia, através do tempo, reascendendo a chama das emoções
básicas de todo o ser humano. Como, por exemplo, quando fala no amor
filial, expresso nos versos “Eu choro e soluço por quem me chamava/ - Oh
filho querido do meu coração!”; ou no primaveril entusiasmo da mocidade
que canta “Não era belo, Maria/ Aquele tempo de amores/ Quando o mundo
nos sorria/ Quando a terra era só flores/ Da vida na primavera?” ; ou
mesmo na doce e melancólica saudade das paisagens natais, sussurradas em
“Eu nasci além dos mares/ Os meus lares/ Meus amores ficam lá !”; e na
pura musicalidade lírica de "Oh! Que saudades que tenho/ da aurora da
minha vida,/ da minha infância querida/ que os anos não trazem mais!”
Na crônica “Salão dos Românticos”, publicada no jornal Folha de São
Paulo, em 2001, o escritor, jornalista e imortal Carlos Heitor Cony, 82
anos, faz uma defesa bem-humorada dos poetas românticos, que possuem um
salão específico na Academia Brasileira de Letras. Para Cony, “não fosse
o romantismo, ficaríamos atrelados ao classicismo das arcádias, à
pomposidade do verso burilado que tem o equivalente cinematográfico nos
efeitos especiais. Sem falar nos poemas-piadas, a partir de 1922, tidos
como vanguarda da vanguarda”.
O autor de “A Casa do Poeta Trágico” (1997) – “o homem, qualquer homem,
é uma casa habitada por um poeta” – prossegue a sua defesa aos
românticos intensificando os comentários: “Os modernistas de 22, e antes
deles os parnasianos, decidiram avacalhar com essa turma de jovens, que
trouxe o Brasil para dentro de nossa literatura. Foram os românticos, na
prosa e no verso, que colocaram em nossas letras as palmeiras, os
índios, as praias selvagens, o sabiá, as borboletas de asas azuis, a
juriti - o cheiro e o gosto de nossa gente”.
A CASA DE CASIMIRO
Chega, pois, em boa hora, a iniciativa do governador Sérgio Cabral em
promover a restauração do imóvel onde o poeta viveu boa parte de sua
breve vida. Situada na Praça das Primaveras, à margem do Rio São João,
no município de Casimiro de Abreu, a casa do século 19 foi transformada
em museu, em 1957, através de decreto estadual, e inaugurado em 1974,
após ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional – IPHAN. Necessitando de reforma e fechado ao público desde
2006, o museu será reaberto em setembro, após uma ampla e cuidadosa obra
que vai tornar ainda mais atraente para os visitantes o espaço secular
que abriga fotos, livros e objetos pessoais do poeta fluminense.
Ponto de atração turística mais importante e visitado do município, cuja
identidade cultural está intimamente ligada à imagem do poeta e de sua
poesia, a reabertura do museu está sendo ansiosamente aguardada pela
população local. Com 22 mil habitantes (censo de 2000), Casimiro de
Abreu fica a 137 quilômetros da capital, com belas cachoeiras, rios,
matas e grutas. Mas, a curiosidade e o interesse dos brasileiros e, em
especial, dos estudantes, em conhecer o berço natal de um dos maiores
poetas brasileiros – estar na casa em que o poeta viveu e registrou as
suas emoções, e percorrer os cenários imortalizados em seus poemas -
ainda são os mais intensos motores a impulsionar o turismo na cidade.
DO DESPONTAR DA EXISTÊNCIA
Museus, bibliotecas e casas de cultura, em geral, representam pólos de
convivência de conhecimento e aprendizado que embelezam e enriquecem o
patrimônio humanístico das cidades. Restaurar e dar condições de
viabilidade a esses templos de arte e sabedoria vêm propiciando a
conjunção de um trabalho direcionado de diversos órgãos públicos,
irmanados no mesmo objetivo, cumprindo as diretrizes sociais de uma
gestão pública antenada com a realidade.
E esta realidade foi apresentada na pesquisa do Instituto Pró-Livro
realizada no final de 2007 pelo Ibope. Para a maioria dos entrevistados
o ato de ler está associado ao de estudar. O que comprova a íntima
ligação da leitura com a escola, revelando a importância do papel do
professor e da presença de equipamentos arquitetônicos (museus e outros)
na iniciação do aluno no universo literário. Também um número razoável
de consultados confessou ser influenciável, na escolha da leitura, à
“dica” de alguém e à opinião de resenhas e críticas, o que reforça a
necessidade da multiplicação de artigos e de trabalhos acessíveis que
enfoquem obras e autores, no sentido de motivar potenciais leitores.
A citada pesquisa entrevistou cinco mil pessoas em 311 municípios e
constatou que é entre os 5 e 10 anos que os brasileiros mais lêem. Isso
mesmo: da alfabetização até a oitava série do fundamental estão
concentradas as duas maiores faixas de leitores no país. Daí a posição
de frente de Monteiro Lobato como o escritor mais admirado dos
brasileiros, e o livro “Sítio do pica-pau amarelo” só perder para a
Bíblia, em grau de importância.
(08 de agosto/2008)
CooJornal
no 593
Sheila Sacks é jornalista
trabalha, há 25 anos, na Assessoria de Imprensa da Empresa de Obras
Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop). Também escreve para o NOSSO
JORNAL-RIO, uma publicação voltada para a comunidade judaica.
Rio de Janeiro, RJ
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