01/07/2022
Ano 25
Número 1.278





 

ARQUIVO

PEDRO FRANCO


 


 

 


Senhor candidato

Acredito que todos concordam que o Brasil vive momento difícil e o mesmo acontece em todo o mundo, vide os efeitos da COVID 19, a situação da Ucrânia, os problemas dos combustíveis e a fome na África. Muitas pessoas no mundo passando fome e sofrendo. Só que os candidatos de outubro de 2022 estarão mais comprometidos com problemas brasileiros, ainda que os mundiais não devam ser esquecidos. Nossa aldeia é global, ainda que o termo nada tenha com rede de TV. O que vem abaixo, é conselho para candidato a cargo eletivo em qualquer eleição e especialmente na que enfrentaremos em outubro deste ano. Seja qual for o resultado, há que preservar o proclamado pelas urnas eletrônicas, para continuarmos sendo nação democrática. Cito o pensamento de um grande político sobre formas de governo.

“Ninguém pretende que a Democracia seja perfeita, ou sem defeito. Tem-se dito que a Democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos”. Winston Churchill.

E cidadão, a hora e honra é sua e a responsabilidade nunca foi tão crucial. Seu voto é que decide e representa uma vontade onde o interesse primordial é soerguer o País. Abaixo carta mandada ao O Globo, que não saiu e se passaram já muitos dias.

Senhor (a) candidato (a) a qualquer cargo. Eleições livres se aproximam. Tranque-se em um cômodo, que tenha espelho, esteja só e fique em frente ao mesmo. Inspire fundo e se julgue. Há milhões de brasileiros passando fome. Para julgamento honesto, há que conhecer o que é honestidade e saber reconhecer malfeitos, corrupções, ações antidemocráticas, promessas eleitoreiras, falcatruas, fakes, palavras vãs, ou fingir que não sabia, Para resultado correto da auto avaliação tenha deixado fora do quarto com espelho a soberba. E saia do quarto, rindo, apático, ou chorando e vá garimpar votos. Há milhões de brasileiros passando fome. E que tal lutar por trocar na bandeira o dístico Ordem e Progresso por Honestidade é Progresso? Boa campanha.


Comentários sobre os textos podem ser enviados ao autor, no email pdaf35@gmail.com 



Pedro Franco é médico cardiologista, Professor Consultor da Clínica Médica da Escola de Medicina e Cirurgia da UNI-RIO.
Remido da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Professor Emérito da UNI-RIO. Emérito da ABRAMES e da SOBRAMES-RJ.
contista, cronista, autor teatral

Conheça um pouco mais de Pedro Franco
.



Direitos reservados. É proibida a reprodução deste artigo em qualquer meio de comunicação eletrônico ou impresso sem autorização do autor.