10/02/2014
Ano 17 - Número 879


 

ARQUIVO
PEDRO FRANCO

 


 

  Follow RevistaRIOTOTAL on Twitter

Pedro Franco



Presentes atrasados

Pedro Franco - CooJornal

 
Usuários de tênis – pós que acabam com o chulé.

Quem tem mau hálito, procure especialistas e use produtos específicos. Fujo de dar nomes comerciais, para não parecer crônica jabá!

Para alguns ministros da STJ: “A Divina Comédia”. Não é jabá, porque Dante Alighieri morreu em 1321. O Presidente Joaquim Barbosa está fora de qualquer agravo e só precisa de muita paciência para continuar na boa porfia.

Para a maioria dos políticos: A Bíblia Sagrada. E Precisa acreditar que não se vendem mais indulgências.

Para técnicos de futebol. Sei que todos leram “O Príncipe”, de Maquiavel e o livro do general chinês Sun Tzu, “A arte da guerra”. Só que vale lembrar frase do Mestre Gentil Cardoso. “Os presidentes dos clubes me contratam, os jogadores me demitem”. Escalações erradas, falta de visão de jogo nas substituições, meterem-se financeiramente em contratações de jogadores e declarações estapafúrdias pós derrotas também são julgadas. E principalmente derrotas.


Para o autor, entre outros presentes, um bom sinônimo para o carioca jabá.

Técnicos de vôlei. Cuidado com as bocas sujas, principalmente quando se dirigem às moças. O Brasil e seus técnicos são vitoriosos e não precisam de palavrões, para serem obedecidos. Menos espetáculo para as plateias serão bem vindos.

Para os que vão frequentar palanques políticos em 2014. Medicamentos para a memória. Afirma enfaticamente na campanha, depois de eleito, ou se esquece, ou percebe que falar no palanque é algo, realizar é muito mais difícil. Alguns políticos eleitos andaram se atrapalhando com o que disseram sobre privatizações e a exploração do pré-sal.

Para os médicos. Passaram a ter colegas e outros... Outros o que? Nem sei, já que não foram aprovados pelas justas leis anteriores do País.

Para os da Imprensa, vá lá, escrita, falada, televisada, “bloquerada” etc. Vai precisar de presentes, já que enfrentará grandes dificuldades. Necessita de concessões, anúncios (o que se faz anúncio em horários nobres da TV!), papel subsidiado etc. Sei de tudo isto. Só que existe algo, que parece quimérico e utópico, a verdade e que tem ao menos de caudatária a honestidade de propósitos. Que corda bamba! Vide o Grupo Clarin na nossa coirmã Argentina.

Autores. Cuidado com o que escrevem. Os ares podem mudar. Já dizia o Barão de Itararé, “há algo no ar além dos aviões de carreira”. Em verdade sempre há e haverá e alguns com rostos encobertos.

Por falar em Argentina, além do futebol do Messi, deu-nos belo presente, o Papa Francisco. Não é que em crônica de presentes de Troia, podemos agradecer de fato um verdadeiro presente em 2013! Salve e vida longa, Papa Francisco.

 

(10 de fevereiro/2014)
CooJornal nº 879



Pedro Franco é médico cardiologista,
contista, cronista, autor teatral
pdaf35@gmail.com
Conheça um pouco mais de Pedro Franco


Direitos Reservados