07/12/2012
Ano 16 - Número 817
ARQUIVO
PEDRO FRANCO
|
A criatividade é imprescindível
na propaganda, frase que copiei do Conselheiro Acácio. E vou logo dizendo que
não admiro marqueteiros eleitorais. E muito candidato pior já venceu eleição à
custa de “jingles” e comportamentos recomendados. O candidato é ladrão,
corrupto, o outro é menos ruim (por favor, “copy desk”, aceite o menos ruim) e
com os embustes do “marketing” aquele levou a melhor. Acreditem que estou
falando de forma genérica e não me refiro a qualquer candidato vivo, ou morto.
Valorizo sobre modo a bem feita propaganda de produtos. Há que vender com
graça e imaginação. Também julgo que estão abusando das crianças na
propaganda, apesar de que vou me reportar a anúncio, onde aparece criança,
coadjuvada por adulto. Certo propagandista ensinava na TV que a propaganda só
é útil, se a mensagem deixa gravar o produto, que terá vantagem pecuniária com
a mesma. Se o acontecido na telinha e reporto-me aos anúncios de televisão, os
mais difíceis a meu ver, pois há muita porcaria, parece bem feito,
lembramo-nos dele, mas esquecemos o que vende, o resultado foi pífio em
matéria de propaganda. A finalidade, não se pode perder o foco, é vender a
lata de goiabada, fixando a marca e não mostrar a plantação de goiaba. Meu
atual anúncio predileto e que dá título à crônica, é de menina que perdeu os
dentinhos da frente e está agoniada com o sorriso banguela. Aparece ao espelho
olhando-se e decepcionada, esconde o rostinho, idem em representação infantil.
Ri para o pai e sem abrir a boca, quando ele coloca espuma de barba no seu
rostinho. E com um cartão de crédito o pai compra caixa de bastões de cor para
desenhar. Dá o presente à menina. Ela abre a caixa e falta o bastão preto.
Olha o pai, que está com o bastão e pintou seu dente anterior de preto, como
se também tivesse perdido um. Tenho absoluta certeza que não dei na crônica a
graça, a meiguice da menina, sua normal faceirice, que o propagandista captou.
A menina é linda em sua inocência e natural feminilidade e aparece no anúncio
vestida de menina e de acordo com sua idade, fato raro nos dias atuais, quando
meninas fantasiam-se de artistas, que têm produtos na praça. Sei que a
solidariedade paterna, oportuna, amorosa, foi conseguida porque tinha um
cartão de crédito, com o qual pode comprar o presente para a filha. Então o
anúncio encantou olhos e vendeu o produto. Valeu!
(07 de dezembro/2012)
CooJornal nº 817
Pedro Franco é médico cardiologista,
contista, cronista, autor teatral
pdaf35@gmail.com
Conheça um pouco mais de Pedro Franco
Direitos Reservados
|
|