16/01/2025
Ano 27
Número 1.401




 

ARQUIVO

PEDRO FRANCO


 


 

 


Frases ou fatos, talvez ditas, ou acorridos...

Importante politico mineiro visitava importante reduto eleitoral, onde ocorrera morte da figura mais importante. Como vai seu pai? Me admiro o Doutor não saber que meu pai morreu? Morreu para você, seu ingrato, seu pai viverá para sempre no meu coração. Dizem que está nos Anais da Câmara.

O dito discursava. Assessor de letra ruim e nem datilografara o discurso. Que louvava o estado. Com voz embragada ao fim do discurso. Nosso estado é o celeiro do Brasil e cuíca do mundo. Letra danada do assessor, não era cuíca, era quiçá do mundo.

Dois dos maiores poetas eram amigos. Fato raro nas vaidades literárias. Conversam e um reclama com o outro. Lamento saber que você andou com sua amante pelo bairro, onde mora com sua Família. E ouviu. Só agora você descobriu que sou um canalha.

Eis que Presidente não gosta de boato que corre sobre a primeira dama. E nos retratos aparece sem aliança. Logo procura o sogro, para soltar mágoa. E ouviu. Meu filho, na minha família não há mulheres divorciadas e sim viúvas. A aliança voltou ao anular esquerdo.

Escritor e crítico atravessavam rua movimentada no Centro do Rio de Janeiro. Crítico ferino e escritor juntos. Acontece. O crítico para o escritor e com tom de pânico. Aquele ônibus já nos viu. Se não corrermos, vamos morrer.
 
Escritor vivia em Cuba. Bela atriz vai visitá-lo na Finca Vigia, a 40 km de Havana. Noite tropical, piscina escura, calor, a mais bela retira maiô e se joga às águas. E tonitrua o dono da casa. Nunca mais se troque a água desta piscina. Papá sabia das coisas.

Fato terrível ocorreu no “Último tango em Paris”. Diretor e ator mancomunados contra a atriz. Coisa triste e com manteiga, muito triste, até abominável. Outra atriz foi contracenar com galã antigo e muito reclamou da halitose, apesar do sorriso charmoso. Bafo de onça é dose em cena de beijo.

Conto que às vezes fechava os olhos para ouvir bem a voz de Janet Leigh. Como é bom ouvir mulheres não gasguitas falando! Lee é exemplo de voz doce, ainda que não lhe faltassem atributos físicos e interpretações corretas. E com voz acariciante. E gosto da voz da Alexa e muito ela me fala e até de madrugada. Alexa, que horas são?


Comentários sobre os textos podem ser enviados ao autor, no email pdaf35@gmail.com 



Pedro Franco é médico cardiologista, Professor Consultor da Clínica Médica da Escola de Medicina e Cirurgia da UNI-RIO.
Remido da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Professor Emérito da UNI-RIO. Emérito da ABRAMES e da SOBRAMES-RJ.
contista, cronista, autor teatral

Conheça um pouco mais de Pedro Franco
.


Direitos reservados. É proibida a reprodução deste artigo em qualquer meio de comunicação eletrônico ou impresso sem autorização do autor.