22/02/2013 CooJornal nº 828


 

 

ARQUIVO
IRENE SERRA





 

Irene Serra



VALSA PATÉTICA
 

 

 

Há momentos em que sentimos que há necessidade de arrumarmos os armários. Não por algum motivo específico, mas apenas porque chegou a hora ou alguém nos pediu algo que temos guardado.

E foi assim que começou a grande arrumação; a montoeira de papéis, já sem razão de ser, sendo jogados fora; os que mais calavam ao coração não queriam se despedir e assinei embaixo: não vão para a lixeira, ficam por aqui mais um pouco. Apesar do trabalho, alguém amoroso se encarregará disso mais tarde.

Ali ao lado na estante, bem visível, livros e livros de piano, uma história vivida por dezenas de anos e que não quer ser esquecida. Muitas partituras isoladas, guardadas em pastas, foram remexidas, acarinhadas e lá colocadas novamente. Todas têm direção certa. Vão para um sobrinho que também tem dom musical – uma característica da família. Não sei o quanto apreciará esse volume todo, pois a maioria é de música clássica, pouco há de popular, que sei ser o seu forte, mas quem sabe um dia se interesse pelos Sonetos de Petrarca? Não me refiro aos poemas de Francesco Petrarca - utilizados como base da composição dessa série musical de Liszt - mas vale, também, explorar esse ângulo, pois todos são de beleza ímpar.

No mexe remexe, tira e põe, no meio a preciosidades que talvez não interessem a ninguém, só à própria pessoa que passou pelas experiências, um achado: papel amarelado, bordas rasgadas, transcrição manual de uma música simples, ainda com letra quase infantil. Onde o título? Onde o autor? O sábio pai, prevendo que os dados poderiam ser irrecuperáveis, em seu fino bom humor já havia brincado de há muito, escrevendo...

 



 

_______________


Irene Vieira Machado Serra
foniatra, editora da Revista Rio Total
RJ 
irene@revistariototal.com.br

Direitos Reservados