08/05/2010
Ano 13 - Número  683


Amigos da Cultura

 

ARQUIVO
IRENE SERRA

 


 
Irene Serra  
  

presentes inesperados

 

Irene Serra - CooJornal

Tive a alegria de receber, esta semana, dois livros.
Do grande amigo colaborador do CooJornal já há tantos anos, Enéas Athanázio, de Santa Catarina, chega “Ensaios Escoteiros”.
“Cronicontos e Outros Rabiscos” vem de Renato Toledo Campos, que é do Rio de Janeiro, mas ainda não o conheço; quem sabe benfazeja a sorte e Renato vem participar do nosso grupo?

"
Cronicontos e Outros Rabiscos" tem prefácio de Rozelia Scheifler Rasia, também nossa colega do CooJornal, mas que anda tão sumida que talvez muitos dos que estão conosco não a tenham conhecido. Rozelia é gaúcha e está morando em Cruz Alta, mas, como a internet não tem fronteiras, ela bem que poderia aparecer por aqui.
Renato - que não se considera um contista,  mas provavelmente só ele acha isso - nos presenteia com divertidos contos e crônicas e, segundo o próprio, “se alguém sorrir ao lê-los, estarei plenamente recompensado”. Pois sinta-se recompensado, e bem, pois dei gostosas gargalhadas em muitos trechos e tenho certeza que todos que o lerem sentirão essa fina ironia, o humor em cada linha, alegria em cada entrelinha.

"Ensaios Escoteiros" traz na orelha, por Cleber Pacheco - Mestre em Literatura Brasileira, que reside em Esmeralda, RS - considerações sobre outro livro de Enéas, “O Pó na Estrada”. Este também li e fiquei maravilhada.
Tenho um carinho muito grande por essas terras e, quiçá, ainda poderei abraçar o pessoal do sul que tanto me abraça virtualmente. Heim, queridas Sonia Alcalde, Sarita Barros, Ângela Maieski, Luiz Bosco Sardinha? Quem sabe, chegar à Santa Catarina e encontrar Luiz Carlos Amorim, Fátima Laguna, Odete Baltazar, Norma Bruno? E, se meu pai aqui estivesse fisicamente, o levaria para conhecer o grande Enéas. Sei que se entenderiam tão bem - apesar da diferença de idades, já que ele faria 100 anos em novembro próximo - que eu seria jogada para escanteio, não tendo espaço em suas conversas. Mas ia valer a pena assistir 'enciclopédias' falando.
Enéas mostra, nos 30 textos que compõem “Ensaios Escoteiros”, parte de seu vasto conhecimento sobre grandes escritores e pensadores, fatos históricos, lugares alhures, enfim, uma gama de assuntos que não só entretêm como muito nos ensinam.

Sempre me comprometi a não fazer, no CooJornal, comentário sobre livros que recebo, pois o meu expressar sensações fica aquém do conteúdo dessas obras, acabando por cometer injustiça com seus autores. Acabo de quebrar a promessa. Me perdoem, portanto, a audácia.



(08 de maio/2010)
CooJornal no 683


Irene Vieira Machado Serra
professora, foniatra, editora da Revista Rio Total
RJ 
irene@riototal.com.br