06/03/2010
Ano 13 - Número  674

ARQUIVO
IRENE SERRA


 
Irene Serra  
  

Serviço de uns, desserviço de outros

 

Aproveitando período de férias, resolvi assistir a programas de TV, não só para me atualizar quanto para me divertir um pouco.

Apreciei os jogos de inverno na Record, cuja produção foi exemplar. Sei da divulgação do quanto esses jogos não são da vivência dos brasileiros e, na minha opinião, talvez por isso mesmo tenham sido tão interessantes. Futebol temos em cada esquina, mas slalon, patinação e dança artística no gelo, curling, luge e muitos outros trouxeram-nos novos conhecimentos, além do sabermos mais sobre os canadenses e suas cidades. Uma magnífica viagem feita via TV, através dos olhos e sensibilidade dessa equipe fantástica que dela participou - em frente e atrás das câmeras - e a quem muito devemos parabenizar.

Chego à Globo, no horário nobre da novela Viver a Vida, em que certamente milhares de famílias estão ali a observar cada fala, cada gesto. Deparo-me com uma menina fazendo chantagem, com jeito ora mal encarado ora debochado, enfrentado a todos com uma falta de educação inimaginável. Onde já se viu peitar assim a mãe e a dona da casa que lhe dá acolhida, em prol do seu desejo de se encontrar com quem quer que seja ou voltar à cidade de onde viera? Com esse procedimento, imagina-se o futuro de marginalidade que a espera.
Convenhamos: se conselhos já não adiantam diante de tamanha audácia e insubordinação, que lhe sejam aplicados bons corretivos e até um tratamento psicológico. Ao contrário, todos a elogiam como precoce. Não confundir precocidade com desajuste seria muito bom!
Não podemos é ver nossos filhos e netos acharem que esse comportamento indigno é razoável, pois “está até na TV”. Já era hora do autor dar uma virada nesse caráter negativo, mostrando o lado bom das crianças adaptadas ao seio familiar, incentivando os pais a criarem pessoas de bem.
Por que não, assim como revela o amadurecimento e luta da tetraplégica Luciana, levantar a bandeira de uma boa educação infantil, alicerce de um futuro promissor?



(06 de março/2010)
CooJornal no 674


Irene Vieira Machado Serra
professora, foniatra, editora da Revista Rio Total
RJ 
irene@riototal.com.br