01/05/2022
Ano 25
Número 1.270






ENÉAS ATHANÁZIO
ARQUIVO

 

Enéas Athanázio


O Itapocu, Tomé e o Caminho de Peabirú

Enéas Athanázio - Colunista, CooJornal

José Alberto Barbosa tem o faro do pesquisador. Quando se lança a estudar um assunto vai a fundo, mói e remói, busca e rebusca, não se cansa de investigar detalhes mínimos. Em consequência, seus trabalhos são sempre amplos e completos.

Depois de muito estudo e dedicação, está publicando agora o ensaio “O Itapocu, Tomé e o Caminho de Peabirú”, lançado no mês de julho em Jaraguá do Sul em edição do Autor e com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura.

O ensaio é um mergulho nos temas abordados, focalizando os mais diversos aspectos do Vale do Itapocu, da misteriosa figura de Tomé e do encantado Caminho de Peabiru implantado pelos indígenas e ligando o Atlântico ao Pacífico. Como se vê, é um apelo poderoso ao leitor sequioso de informações sobre tais locais e personagens.

Ao longo de páginas densas e bem fundamentadas, o ensaísta aborda o Vale do Itapocu numa visão geral, deixando nítida impressão de que conhece tudo aquilo como a palma da mão, a geografia física, a flora, a fauna, a ocupação humena, a toponímia e a etimologia, o misterioso Caminho do Peabiru, a saga de Aleixo Garcia, a entrada de Cabeza de Vaca, o misterioso Tomé, Yvy Marã Eyn e a terra sem males, criadores, tropeiros e carroceiros e indicações turísticas da região.

Como se vê, é um levantamento do Vale, seu passado, seu presente e sua realidade. Tudo baseado em investigações bibliográficas, entrevistas e depoimentos, documentos e observações pessoais do próprio ensaísta. São impressionantes a bibliografia e outras referências de que se valeu.

O Caminho do Peabiru, a figura de Tomé e as entradas de Aleixo Garcia e Cabeza de Vaca são os grandes momentos da narrativa, com o sabor das novelas de aventuras, ainda que firmadas em sólida documentação.

Com mais esse trabalho, creio que posso afirmar sem medo de errar, que José Alberto Barbosa se consagra como o cronista do Vale do Itapocu. Meus parabéns ao colega e amigo.
 


Comentários sobre o texto podem ser enviados ao autor, no email e.atha@terra.com.br  



Enéas Athanázio,
escritor catarinense, cidadão honorário do Piauí
Balneário Camboriú - SC





Direitos Reservados
É proibida a reprodução deste artigo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do autor.