Enéas Athanázio
CONTO EM XILOGRAVURA
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Edições da Confraria, selo editorial da Confraria dos Bibliófilos do Brasil
(CBB), com sede em Brasília, acaba de publicar um volume que é uma
preciosidade. Trata-se do conto “Brutalidade”, de autoria do folclorista e
pesquisador Leonardo Mota (1891/1948), única incursão conhecida na área da
ficção, resgatada de um jornal que não pode ser identificado e publicada em
1920. Bastante longo, bem escrito e encadeado, o conto constitui-se numa
grande surpresa, uma vez que revela o talento de um autor interessado em
outras áreas para a short story. A história, chocante, se insere
entre as obras da corrente naturalista e agrada pela maneira segura com que
é conduzida, além do fato de ser uma raridade.
Mais curioso ainda é
que o conto, além de publicado de maneira normal, é reproduzido em 50
xilogravuras de autoria do gravurista José Lourenço (Gonzaga), um dos mais
conhecidos expoentes dessa arte tão difícil quanto trabalhosa. Como se sabe,
a xilogravura é entalhada em uma prancha de um tipo especial de madeira
(umburana ou louro), formando um molde sobre o qual é espalhada a tinta para
permitir a impressão em papel. Lourenço é profissional da arte, de renome
internacional, tendo realizado exposições em várias partes do mundo e suas
obras estão expostas em importantes museus. Tem publicado álbuns,
incontáveis capas de cordéis e realizado inúmeras outras obras.
Cada
cena do conto é retratada em uma xilogravura conforme a visão do artista, de
sorte que o leitor pode acompanhar o desenrolar da história cotejando com as
ilustrações. A geografia dos locais, a paisagem, as características dos
personagens, as suas fisionomias e reações faciais e tudo mais pode ser
observado pelo leitor.
Segundo o editor, esse tipo de publicação é
rotulado de Romance Gráfico Sem Palavras (Wordless Graphic Novels) e tem
longa tradição em vários países. O processo foi criado pelo belga Frans
Mosereel e tem sido praticado tanto na Europa como nos Estados Unidos. Não
se confunde com as histórias em quadrinhos porque as ilustrações não têm
legendas. (Nos Estados Unidos, novel é o nosso romance).
O livro
contém interessante crônica de Mimosa Mota Fernandes sobre o pai Leonardo
Mota, também conhecido como Leota, um ensaio de Jorge Brito sobre o contista
e outro de Gilmar de Carvalho a respeito do gravurista. O conto, sob o
aspecto literário, é analisado pelo crítico Sânzio de Azevedo em
substancioso e preciso ensaio introdutório.
Como de costume, o livro
é em si mesmo uma obra de arte gráfica. Em tamanho grande, com capa dura e
sobrecapa, seus exemplares, numerados, se destinam a cada um dos associados
da Confraria na ordem de suas inscrições. É obra para colecionadores,
apaixonados por livros e leitores exigentes. Exemplares extras podem ser
obtidos pelos interessados.
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Confraria dos Bibliófilos do Brasil (CBB): Caixa Postal 8 6 3 1 – CEP
70302-970 – DF
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Comentários sobre o texto podem ser enviados ao autor, no email
e.atha@terra.com.br
Enéas Athanázio,
escritor catarinense, cidadão honorário do Piauí
Balneário Camboriú - SC
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