01/05/2010
Ano 13 - Número 682
ENÉAS ATHANÁZIO
ARQUIVO
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Enéas Athanázio
TELEVISÃO E SOCIEDADE
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Em entrevista concedida a importante revista cultural (*), o sociólogo e
jornalista Laurindo Lalo Leal abordou interessantes aspectos das relações
entre a televisão e o rádio com a sociedade, alguns deles conhecidos mas
sobre os quais costuma reinar completo silêncio. Especialista em televisão
e professor da ECA-USP, autor de vários livros sobre o tema, ele discorreu
com inteira liberdade sobre questões relacionadas a esses meios de
comunicação. A conclusão final, implícita na entrevista, é de que a
televisão no Brasil é um veículo irresponsável, do ponto de vista social,
preocupado apenas com audiência e lucro, e com influência na dissolução de
princípios éticos, no aumento da criminalidade, da violência e da
disseminação do uso das drogas. São conclusões que, no meu entender,
ninguém pode em sã consciência negar. A televisão, em especial com seus
filmes de má qualidade, é verdadeira escola para os mal intencionados.
A noção de que a televisão aberta é gratuita – lembra ele – é uma ilusão
porque as pessoas em geral não percebem que o formidável investimento em
propaganda aparece embutido nos preços de todas as utilidades. “A
televisão é a única janela para o mundo para 150 milhões de brasileiros.
Ela chega para essas pessoas, aparentemente, de forma gratuita. Elas nem
percebem, na compra da cerveja ou do xampu, que essa é a forma de
financiamento da televisão. É o único bem cultural que chega de forma
gratuita ao cidadão. O jornal, a revista, o cinema são pagos.” Em
consequência, ainda que seja uma concessão pública, é a propaganda que
dita os rumos da programação. Para completar, ao contrário de outros bens
culturais, quase não existe crítica de televisão porque “o espaço é muito
limitado, fica muito difícil estabelecer qualquer organismo crítico mais
organizado” – acentua. Lembra ainda que os grandes jornais, também
proprietários de emissoras de televisão e de rádio, não concedem espaços
para crítica nas suas próprias publicações. Não havendo crítica, cai a
qualidade e o lixo cultural predomina.
A influência da televisão nos resultados das eleições também é abordada
por ele. “Ela influi no processo democrático... Ela tem uma influência
direta e esse é um problema para a democracia” – diz o entrevistado.
Afirmando não ser necessário recordar os exemplos recentes, acentua a
“presença diária dos interesses da empresa sobre os interesses da
sociedade” e invoca pesquisas de campo que demonstram a influência do
Jornal Nacional nas eleições de 2002 e 2006, com dados concretos. Mesmo
que a emissora não abrace de maneira aberta certa candidatura, existe
sempre o jeito tendencioso de divulgar as notícias, até mesmo na forma de
sua redação e da própria entonação ao veicular os fatos. “Porque ali – diz
– não era apenas uma análise quantitativa de dar tantos minutos para um ou
para outro, mas era uma análise qualitativa que estabeleceu valores para
as falas dos candidatos e dos apresentadores.”
A propaganda voltada para as crianças no chamado horário infantil é outra
de suas preocupações. Mostra que em outros países essa forma de divulgação
é regulada de forma mais rígida e mais vigiada que entre nós. “Muitos
deles têm a programação de produtos infantis só a partir das 21h sob a
ideia de que quem compra são os pais, não são as crianças, então eles têm
que ofertar para os pais e não para as crianças. Depois, há uma outra
série de mecanismos restritivos. Por exemplo, você não pode mostrar um
brinquedo dando a ideia de que ele é maior do que a realidade ou de que
ele chega na sua casa voando quando ele não voa.” Basta comparar com a
realidade brasileira.
Outros pontos são tratados na entrevista mas ficam para oportunidade
futura porque há muito a comentar. A discussão e solução desses problemas,
conclui o sociólogo, são indispensáveis para a consolidação de uma
completa democracia.
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(*) “Revista E”, publicação do SESC-SP, janeiro de
2009.
(01 de maio/2010)
CooJornal no 682
Enéas Athanázio,
escritor catarinense, cidadão honorário do Piauí
e.atha@terra.com.br
Balneário Camboriú - SC
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