16/11/2024
Ano 27
Semana 1.391

 




Arquivo

Conversa

com o paciente

 

 


 

Horários e correrias


Dr. Pedro Franco


Em coluna vertical no meu receituário normal de consultório, lê-se: ATENÇÃO. * Leia e releia esta receita. Se persistir alguma dúvida, esclareça pessoalmente, ou por telefone. * Se não estiver especificado o tempo de uso de um medicamento, o mesmo deve ser utilizado até a próxima consulta. * Informe-se do prazo em que deve ocorrer a próxima consulta. Não há receita que permita o uso permanente dos medicamentos. * Evite ler as bulas dos medicamentos. São desnecessariamente alarmistas. * A observância à dieta e às recomendações é tão importante quanto o uso dos medicamentos. * Evite sempre a automedicação. *
Aconselho que chegue vinte minutos antes do horário marcado, para não se atrasar, ou estar com o coração acelerado. *Desmarque a consulta, se for muito necessário, com 24 h de antecedência. * Para cumprir o horário, dependo da sua pontualidade e atenção.

Comentário I – ainda que considere úteis para o paciente as observações acima, poucos as leem e já me disseram que não leem, porque julgam serem anúncios. Ou propagandas.
Comentário II – de acordo com o item sublinhado, merecer mais atenção e no momento na cidade Rio de Janeiro cumprir horário, quem há de. E para pacientes e médicos, que levam os encontros, consultas, a sério, tem sido problema atender atrasados e por mil motivos, sendo o mais comum culpar o trânsito. Chegar atrasado prejudica pacientes e médico, principalmente se o profissional segue horários; e naquele consultório atrasos de mais de quinze minutos não são aceitos e só o bom senso permitirá que a consulta de atrasados seja realizada. Ser draconiano em horários defende médico e paciente de consultas corridas, péssimas para os das duas cadeiras principais da sala médica. Parece acaciano falar da necessidade de seguir horários e não é, e muito menos defender encaixes. Como se consultar correndo, ou com horários regrados tivesse o mesmo resultado, isto é, melhorar a vida do atendido. Calma é preciso, consultar correndo não é aconselhável. Revoguem-se pensamentos em outro sentido, principalmente em atendimentos médicos. Olha a hora, minha gente!

Pedro Franco é médico cardiologista
RJ
pdaf35@gmail.com

 

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Direção e Editoria
Irene Serra