16/09/2022
Ano 25
Semana 1.288







Iogurte e Companhia - I



Andréa Abdala Frank



Vários são os motivos que fazem do iogurte um alimento especial, nutritivo e saboroso. Dos benefícios à saúde, podemos citar:

1- Equilíbrio da flora intestinal

O ácido láctico presente no iogurte reduz a multiplicação de bactérias patogênicas, ou nocivas, que se acham normalmente no meio intestinal.

Quanto maior o número destas bactérias, mais frequente será o aparecimento de sintomas como prisão de ventre, dor e desconforto abdominal e formação de gases, além de propiciarem pequenas lesões na parede celular do intestino, através da liberação de substâncias tóxicas durante a fase de crescimento e da multiplicação.

A ingestão de iogurte reconstitui a flora bacteriana saudável e previne o desenvolvimento de doenças relacionadas ao intestino.

Sabe-se que, atualmente, o consumo exagerado de carnes, gordura animal, açúcares e doces, incluindo os alimentos industrializados é um dos fatores responsáveis pelo aumento do número das bactérias nocivas, o que nos faz pensar no valor dos alimentos para a conquista de uma vida plena e mais saudável.

2- Preservação e aumento do número de bactérias não patogênicas

Normalmente existem bactérias não patogênicas que habitam o nosso intestino, e que são responsáveis pela síntese de vitamina K. Vale ressaltar que a necessidade do nosso corpo para esta vitamina é totalmente preenchida graças a produção pela flora bacteriana intestinal não patogênica. A vitamina K tem função importante na cicatrização e coagulação do sangue, o que caracteriza seu importante papel na nutrição do corpo.

Pesquisas na área da saúde indicam ser fundamental o iogurte no cardápio diário de pessoas em tratamento clínico prolongado com antibióticos. Estes medicamentos são capazes de causar a morte de toda a flora bacteriana do intestino, inclusive dos microorganismos não patogênicos. A presença dos lactobacilos formados durante o processo de preparo do iogurte é a garantia de preservação dos microorganismos benéficos à saúde.

O consumo diário de 1 pote de iogurte é fundamental em qualquer idade. Por ser um alimento derivado do leite, devemos nos lembrar dele como fonte alimentar de cálcio.

 


PANQUECA DE IOGURTE E MAÇÃ



Ingredientes:
- 1 pote de iogurte natural (desnatado)
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa rasa de margarina
- 1 colher de sopa de fermento
- 1 pitada de sal (opcional)

Para a calda:
- 2 maçãs sem casca, picadas
- meia colher de sopa de suco de limão
- 2 colheres de sopa de mel (opcional)
- 1 colher de chá de canela em pó


Modo de preparar:
Bata no liquidificador o iogurte, a farinha de trigo, a gema com 1½ colher de sopa rasa de margarina. Ponha a mistura em um recipiente refratário médio e adicione a clara batida em neve, o fermento e misture vagarosamente. Unte com um pouco de margarina e faça as panquecas.

Leve ao fogo baixo as maçãs e o suco de limão e deixe cozinhar até que fiquem macias. Misture o mel, a canela e sirva quente sobre as panquecas.

Rendimento: 6 porções



Andréa Abdala Frank
Nutricionista - CRN4
87100055


__________________

Direção e Editoria
Irene Serra