20/08/2021
Ano 24
Semana 1.230







 

Os benefícios do óleo de cártamo no emagrecimento

 

Dr. Ricardo Zanuto


O cártamo (Carthamus tinctorius L.) é uma planta oleaginosa, altamente adaptada às condições das regiões semi-áridas, cultivada na Ásia antes mesmo da era Cristã. Atualmente o cártamo é como planta oleaginosa em países como China, Egito, Estados Unidos, Índia, México e Rússia.

As suas sementes possuem lipídios de importante função biológica (35 a 40%). Estando representado pelos lipídios poli-insaturados, ácidos linoleico (70%) que é o ômega 6, ácido oleico (20%) e o ácido linolênico (3%).

Inicialmente a planta era utilizada a fim de se extrair de suas flores a tinta vermelha e amarela para tingir tecidos de algodão e seda e como corante de uso culinário.

Após a comprovação de estudos científicos, o óleo de cártamo passou a ser utilizado como suplementação, não só pelos esportistas, mas também por aqueles que buscam a perda de peso através da redução da gordura corporal.

Entre os benefícios do óleo de cártamo estão a aceleração na perda de gordura, principalmente as localizadas na região abdominal já que ele é um inibidor da enzima lípase lipoproteica (LPL), responsável pelo armazenamento de lipídios nas células adiposas.

O óleo de cártamo também regula os níveis de colesterol e triglicerídeos; possuí ação antioxidante, aumenta a energia e a imunidade, auxilia na produção de substâncias com propriedades anti-inflamatórias e previne o aparecimento de celulites.

Mas é importante reforçar que toda suplementação, para obter os resultados desejados, precisa estar aliada a um treinamento físico constante e dieta alimentar. 

 

Dr. Ricardo Zanuto é Nutricionista Esportivo, Doutor e Mestre em Fisiologia e Biofísica

 




_______________

Direção e Editoria
Irene Serra